ATENÇÃO PAIS, ALUNOS E PROFESSORES, LIMPEM O CONVÉS!
- Túlio De Amorim Pfuetzenreiter
- 26 de jun.
- 2 min de leitura
Não acredito que falarei de novo sobre a educação municipal de Indaial!
Mas hoje a tarde fui bombardeado pelo assunto e ficou impossível ignorar.
“Atenção pais, alunos e professores, chegou o momento que todos aguardavam, vai sair do papel a nova escola do Arapongas...” essa foi a propaganda. Mas tenho uma sugestão mais adequada: — Marujos, limpem o convés!
A situação da Escola Básica Municipal Arapongas continua a mesma. Toda vez que chove, o ribeirão enche e a água verte pelos boleiros.

Mas existe uma solução?
Sim! Em agosto de 2024, o município se comprometeu, junto ao Ministério Público, a elaborar um plano de trabalho para realocação da escola e, após sua aprovação — que poderia levar até 3 meses —, receberia o prazo de 18 meses para sua conclusão. Sendo assim, a prefeitura não descumpre o prazo legal, que seria por volta de maio de 2026.
A nova obra já foi até anunciada em fevereiro deste ano por um vereador, em entrevista ao jornalista Roman Reiter. Na oportunidade, o jornalista pergunta ao vereador se já tem prazo para sair a nova obra, e o mesmo responde:
Acredito que já é para os próximos meses. Eu confirmei isso com o secretário de Educação, agora falta definir o local.
Como está o andamento da obra?
Conversei com professores da unidade e fui informado de que ainda não foi definido o terreno no qual será construída a próxima escola e, evidentemente, o projeto ainda não foi elaborado.
Contatei o secretário da pasta para confirmar a informação, no entanto, até o momento desta publicação, não obtive retorno.
Também contatei o prefeito Silvio Cezar. Até o momento não obtive retorno, mas, através de conversas de bastidores, fui informado de que essa será sua nova prioridade na pasta da Educação.
Observação: Fiz contato com eles muito em cima da hora, creio que ainda nem tiveram oportunidade de ver minha mensagem.
Qual a gravidade da situação?
A escola fica inundada toda vez que chove, os móveis precisam ser erguidos e professores, com ajuda da comunidade, precisam passar rodo e fazer faxina. A escola também não tem estruturas básicas, como quadra coberta, por exemplo. Em dias de chuva, as atividades físicas são realizadas dentro da sala de aula.
Os problemas na unidade do Arapongas são muitos, e a situação requer maior atenção do poder executivo.

Comments