top of page

VEREADORES FALTARAM NA PRIMEIRA REUNIÃO DA CPI DA MERENDA?

  • Foto do escritor: Túlio De Amorim Pfuetzenreiter
    Túlio De Amorim Pfuetzenreiter
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

A FALSA NARRATIVA:

"Nem quem assinou a CPI do 'choromelo' compareceu à primeira reunião", afirmaram vereadores em vídeo publicado nas redes sociais. Eles também alegam que a reunião foi cancelada por falta de quórum de deliberação — o que ocorre quando não há número suficiente de parlamentares para realizar determinada reunião. No vídeo, os vereadores ainda afirmam que, dos cinco que assinaram a abertura da CPI, apenas um compareceu.

A narrativa apresentada pelos vereadores chegou a ser publicada por um jornal local, mas o conteúdo já foi removido do ar.

ree

VAMOS AOS FATOS:

  • A CPI ainda sequer foi instaurada — portanto, não há como ter ocorrido qualquer reunião oficial da mesma.

  • Houve, sim, na noite anterior, a convocação de uma reunião por parte do presidente Valentim, mas ela era exclusiva para líderes partidários — e não para os vereadores que assinaram a CPI.

  • Tratava-se de uma reunião informal com o jurídico da Casa, com o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas a respeito da instauração da comissão.


MOTIVO DAS FALTAS:

O Jornal Explore contatou os vereadores que não compareceram à reunião, a fim de expor suas justificativas.


Henrique Fritz, líder do MDB:

Afirmou que teve problemas de saúde e que se encontra hospitalizado até o momento da redação desta matéria.


Valmir Jordani, único representante do União:

"Não compareci, pois a reunião foi marcada na noite anterior e eu já tinha compromisso agendado. Também não era necessária minha presença, uma vez que, segundo o Regimento Interno, serão distribuídas três vagas na comissão com base na proporcionalidade partidária — o que é justo — e o União Brasil não terá cadeira nessa comissão."

Elaine Pickler, única representante do PSDB:

"Não compareci porque não era necessária a minha presença, pois, segundo o Regimento Interno, é necessário respeitar a proporcionalidade partidária, assim como foi feito com as Comissões Permanentes. As vagas da CEI serão distribuídas entre os cinco partidos com maior representatividade: MDB, PSD, Novo, PL e Podemos. No período matutino, trabalho na Fundação Indaialense de Cultura e não solicitei que a reunião fosse agendada no período vespertino porque, infelizmente, o PSDB não poderá fazer parte da Comissão."

Valentim Blasius, presidente da Câmara (PSD):

Valentim afirmou que a reunião era apenas para as lideranças partidárias.

 

DO QUE SE TRATA ESSA CPI?

Recentemente, a Câmara de Vereadores de Indaial instaurou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que vem sendo popularmente chamada de CPI da Merenda.

O objetivo é investigar possíveis fraudes em contratos de licitação relacionados à alimentação escolar nas escolas municipais de Indaial.

ree

Comments


bottom of page